sábado, 24 de outubro de 2009

O Que é a Fé ?



O Que é a Fé ?


Hb 11:1 Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vê.

Outra tradução diz: ora, a fé significa que temos confiança das coisas que esperamos, e convicção daquilo que nós não vemos.

A fé é dar substância as coisas em que esperamos, a fé traz o que precisamos as nossas mãos.

A fé é a certidão de garantia, a coisa em que esperamos até o fim acabar sendo nossa. É assim que Deus nos ensina o que é a fé.

Há vários tipos de fé. Toda pessoa, salva ou não, tem uma fé natural, humana. Aqui porém a bíblia está falando a respeito de uma fé sobrenatural.

A fé humana ou natural leva a pessoa a dizer que tem muita fé em Deus, mas ao mesmo tempo diz que está preocupada ou que não agüenta mais a situação, e vive sem confiança e sem paz.

A fé sobrenatural nos faz descansar em Deus, por que ela é, segurança, confiança, convicção certeza de que Deus supre todas nossas necessidades.

Nosso texto descreve a fé como a convicção de fatos que se não vêem. Por exemplo: você espera receber dinheiro para cobrir as despesas obrigatórias ( mas espera como? Com certeza, com paciência, com confiança, geralmente não! ).

Mas a fé dar a certeza de que você terá o dinheiro quando dele precisar.

A fé nos faz esperar com confiança e paciência crendo que tudo diante de Deus já esta resolvido e que já esta chegando em nossas mãos.

Esperamos ter força própria para vencer naquilo que temos dificuldades ( os obstáculos do diabo ), mas os dias vão se passando e as dificuldades vão aumentando e as força vão diminuindo.
Mas a fé diz Sl 27: 1 O Senhor é a fortaleza da minha vida ( a força da minha vida); a quem temerei? E você não vai me vencer satanás .
A fé diz Fl 4: 13 Posso todas as coisas Naquele que me fortalece ( com a força do Senhor ).

A fé dirá a respeito a tudo quanto a palavra diz, porque a fé em Deus é simplesmente fé na sua palavra.

O diabo deu à igreja um substituto da fé; parece e soa tão semelhante à fé que poucos percebem a diferença.
Podemos chamar assentimento mental (ou a concordância da mente).
Muitas pessoas lêem a palavra de Deus e concordam que é a verdade, mas é apenas com a mente que concordam. E isso não realiza o resultado. Pv 3: 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Nesse texto diz para nós não confiarmos no que chega em nossa mente.
É a fé no coração que recebe da parte de Deus ( convicção do espírito ). Mc 11: 23-24. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.
24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

Note em Mc 11: 24. que o receber vem depois do crer.
Em outras palavras Jesus dizia, que precisamos crer que já temos, antes de receber, para poder receber aquilo que necessitamos.

A fé é a convicção de fatos que não se vêem. Hb 11: 1.
2 Co 5: 7 porque andamos por fé, e não por vista. Independente se eu vejo ou não as coisas acontecerem, para que as coisas aconteça eu preciso permanecer crendo.

Jô 20: 24-29
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.
26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Quantos cristãos ficam preocupados quando não vêem as coisas acontecerem, a sua fé é igual a fé de Tomé que precisa ver e sentir para poder crer.
Só ficam bem, só sentem paz quando vêem o resultado.
Exemplos de fé sem ver o resultado antes; Lc 5: 5 5 Ao que disse Simão: Mestre trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Mc 9: 17-23.
17 Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo;
18 e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
19 Ao que Jesus lhes respondeu: ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos hei de suportar? Trazei-mo.
20 Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando.
21 E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância;
22 e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê.

Rm 4: 17-21
17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;
20, contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,
21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. note a diferença entre a fé de Tomé e a fé de Abraão. Tomé tinha apenas uma fé natural, que dizia: não vou crer a não ser que possa ver e tocar. Abraão, porém não considerou seu próprio corpo, nem considerou a vista ou as sensações físicas. O que, pois, ele levou em conta? A PALAVRA DE DEUS.

Bispo Edvan Ferreira

Um comentário:

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

Postar um comentário