quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Culpa Mal Resolvida


Culpa mal resolvida:

Voltar ao passado, para muitos, é encarar os erros cometidos e mal resolvidos que ficaram pendentes, em algum lugar do passado. Nem todos querem encarar suas raízes. Muitos temem ao se olharem no espelho e perceberem que têm dívidas a pagar. O voltar ao passado é o acerto de contas e muitos não querem isso. Vivem fugindo de um passado angustiante, sofrido, por ter deixado algo inacabado, mal resolvido. Talvez seja hora de voltar. Voltar para por fim a essa dor que tanto lhe incomoda todas às noites.

Pv 28,13 O que encobre as suas transgressões nunca [prosperará]; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

o que encobre: pecado oculto leva ao fracasso, aonde quer que a pessoa vá ela não fica bem.

bom é a pessoa poder olhar no olho do próximo, poder olhar no olho do demônio sem temor.

nunca prosperará: quando as pessoas ler esse texto tem uma compreensão apenas do lado financeiro é ai onde engana-se, porque a prosperidade abrangem todas as áreas de nossa vida; prosperidade física ( saúde ). prosperidade na alma ( paz ). prosperidade financeira ( finanças ). prosperidade em longevidade ( longo dias de vida ). prosperidade espiritual ( crescimento espiritual ). nunca prosperará, ou nunca progredira, isto não quer dizer que o diabo vai atacar todas as áreas da vida da pessoa de uma só vez, a vontade do diabo é destruir a vida do homem por completa, mas para que o homem não venha perceber ele sutilmente ataca em determinada área de sua vida; nunca prosperará na vida conjugal, nunca prosperará nos relacionamentos, namoro, noivado. Nunca prosperará na saúde, nunca prosperará em longevidade, nunca prosperará vida financeira, nunca prosperará em sabedoria, nunca prosperará em entendimento, nunca prosperará em conhecimento.

Dt 28,29 não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve. Não haverá quem te salve; só mesmo a pessoa quem pode resolver está situação, tomando uma decisão assumindo seu pecado, e confessando a Deus e abandonando-o (mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia ).

O pecado oculto tem levando muitos cristãos ao fracasso.
Acã; Js.7,19. Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele. Declara-me agora o que fizeste; não mo ocultes.
Js 7-12; Deus tinha prometido que o povo de Israel ia conquistar a cidade de Ai, eles foram confiantes, mas não conseguiram porque havia pecado oculto em Israel, Acã precisava resolver sua vida com Deus, reconhecer que pecou confessar e abandonar o pecado.

Davi; 2Sm.12.5-13.
12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.
13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. Deus sabia que Davi tinha pecado mas enviou o profeta Natã para que houvesse um concerto em sua vida.

2Pe 2.19 porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo;
vencido pelo reino da sensualidade; do mesmo é feito escravo.
vencido pelo reino da desonestidade; do mesmo é feito escravo.
vencido pelo reino da enfermidade; do mesmo é feito escravo.
vencido pelo reino da pobreza; do mesmo é feito escravo.
vencido pelo reino da soberba; do mesmo é feito escravo.

Adão Gn 3.11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. Um dos erros de Adão foi não assumir que era culpado, foi por causa da mulher que eu errei, Adão mascarou o resultado.

Judas; Jo.13,2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse,
Jo 13, 29 pois, como Judas tinha a [bolsa], pensavam alguns que Jesus lhe queria dizer: Compra o que nos é necessário para a festa; ou, que desse alguma coisa aos pobres.
Jo 12,4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse:
5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?
6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. Judas aceitou o convite para seguir a Jesus mas não abandonou a vida de pecado, continuou guardando o pecado ou passando a mão por cima como si tudo estivesse certo. Não precisamos da ajuda do Diabo para conseguir coisa alguma, ou para fazer alguma coisa, isto não é ajuda é prejuízo.

Is 59,1-2. 1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa abençoar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Mão do Senhor não está fechada ou amarrada, para que não possa abençoar, para que não possa fazer alguma, para que não possa nos ajudar, para que não possa trabalhar a nosso favor, nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas os vossos pecados tem impedido que as benção de Deus chegue até vós, de modo que não vos ouça. É o vossos pecados que tem destruído o efeito das orações, é o vossos pecados que tem impedido das orações chegar diante de Deus. A culpa não está em Deus. Deus precisa, hoje, de uma geração comprometida com Ele. Uma geração que não tenha o coração dividido. Que tenha uma aliança de lealdade e fidelidade para com Ele e nem rompam laços que foram criados por preço de Cruz.

Bispo Edvan Ferreira.